Curta Nossa Página do Facebook!

  • quinta-feira, 26 de maio de 2011

    Cartagena das Índias - Como circular pela cidade


     A pé
    A geografia da cidade é bem “espalhada”, quando falamos de Cartagena como um todo. No entanto é possível fazer muita coisa a pé, principalmente à cidade amuralhada, o centro, o bairro do Getsemaní e o Castillo de San Felipe de Barajas. Sempre que chego em uma cidade a primeira coisa que procuro é um mapa do local, depois solicito ajuda de informações no mapa para algum dos funcionários do hostel. Marco de cara onde fica o hostel e depois os prontos principais que pretendo visitar. Em geral eu sigo meu roteiro, mas sempre aceito sugestões das pessoas locais, que pra mim são as melhores dicas.
    Táxi
    Uma boa pedida se você estiver no sol escaldante que faz por lá. Quase todos os taxis possuem ar-condicionado, mesmo os carros menores. A tarifa inicial é de COP$ 4.000, com essa tarifa você consegue rodar pela mesma faixa circulada no mapa acima. Outro ponto importante é que não existe taxímetro, antes de entrar no táxi feche o valor da corrida, se você não fizer isso pode ter uma surpresa na hora de pagar, eles são “bem malas”. Não se assustem com o “espanhol” utilizados pelos taxistas, na maioria eles falam um dialeto próprio o “crioulo”. Na dúvida peça para repetir “con espacio”.
    Outras dicas
    • Nunca pague antes de retirar todas as suas coisas do carro, principalmente do bagageiro.
    • Se estiver acompanhando com mais pessoas, deixe um dentro do carro “como garantia”, caso o taxista não saia do carro para retirar as malas, retire tudo, depois pague.

    Tarifas de Táxi (conforme o sindicato da cidade, atualizado em jan/11)
    Bus
    A quantidade de transportes dentro de Cartagena é muito grande. Existem diversos tipo de ônibus que circulam pela cidade, tais como: ônibus comum, microônibus, van e o Metrocar (faz rotas para o aeroporto e terminal rodoviário e pontos turísticos - esses com ar-condicionado). As tarifas variam entre COP$ 1.400 a 1.800, dependendo do tipo de serviço. Não existem ônibus dentro da cidade amuralhada e sinceramente, essa região é excelente para andar a pé mesmo! Para ir até Bocagrande esse é um bom meio de transporte.

    Tarifas de Ônibus (conforme o sindicato da cidade, atualizado em jan/11)
    Bike
    Como já falei anteriormente, a cidade é bastante quente principalmente nos horários entre as 11h e 15h. Nesse período não aconselho nem andar pelas ruas, imagine andar de bike. Gente, o calor é muito grande e olha que eu moro em uma cidade do nordeste brasileiro (Fortaleza) e senti bastante o calor por lá. Bem, alugar uma bike em Cartagena é simples, procure o pessoal da Almacen Ciclo Sport 412 que eles oferecem todas as dicas e fazem um preço bem camarada, em média de COP$ 10.000 a 15.000, dependendo do período do ano e quantas horas você pretende ficar com a bike. Outra boa alternativa é seguir o grupo de bikers de Cartagena no Facebook (link abaixo).
    Atenção: Não existem ciclovias na cidade fora da muralha, então todo cuidado é pouco com esse tipo de transporte.

    Locadoras de carros
    Para os que gostam de mais comodidade, essa é uma excelente opção para aqueles que pretender curtir um pouco mais Cartagena e arredores. Em geral a quilometragem é livre!!!
    Preço médio do galão (3lts) de gasolina: COP$ 7.600

    Locadoras:
    CAR Y RENTA       

    Deixe sua opinião sobre o post, ela é muito importante!!!
    Siga: @diademochileiro

    Um comentário:

    1. Olá,me chamo Nádia, sou maranhense, projetista e tenho 20 anos.
      Pretendo ir para Colômbia no carnaval e ficar ate abril por la. Queria ver se consigo alugar um quarto mobiliado e comprar uma bicicleta, quem sabe ate arrumar um trabalho temporário, pra poder vivenciar mesmo a vida deles lá.

      Gostaria de dicas, as cidades mais econômicas,com que eu devo ter cuidado.


      Desde já agradeço e queria dizer que suas postagens são muito boas! Adorei

      ResponderExcluir

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...