Curta Nossa Página do Facebook!

  • domingo, 29 de maio de 2011

    Zipaquirá - A 1ª Maravilha Colombiana (Catedral de Sal)


    A CIDADE
    Zipaquirá é uma pequena cidade de apenas 100.000 habitantes, localizada a 50 km ao norte de Bogotá. Situada no departamento de Cundinamarca, faz parte da região metropolitana da capital (Bogotá Grande) e é a capital dessa mesma província. Com altitude de 2.650m acima do nível do mar, possui uma temperatura super agradável durante todo o ano, entre 14ºC e 20ºC. A origem do seu nome vem dos indígenas que viviam nessa região, cujo significado é a “terra de Zipa”, um antigo rei da região – líder do povo Muisca. Sua arquitetura lembra cidades como Ouro Preto (Brasil) e Colônia Del Sacramento (Uruguai) , com sua história preservada nos seus casarões coloniais. Orgulha-se de ser uma das cidades mais antigas da Colômbia, onde suas origens são fundamentadas na época da conquista espanhola. Muito famosa por suas minas de sal, Zipaquirá é responsável por 40% da extração do sal consumido na Colômbia. O sal também faz parte da ascensão do turismo da região, com duas minas que fora transformadas em Catedrais (igrejas), atualmente uma delas está aberta para visitação como falaremos mais a frente.

    A cidade conserva muitas edificações de tempos coloniais, com suas sacadas, janelas e paredes largas. Os prédios públicos também completam nesse contexto, todos muito bem cuidados e conservados pela prefeitura. Como toda boa cidade de interior, a praça principal é palco do cotidiano dos moradores e de turistas, com cafés, restaurantes, caixas eletrônicos, hospedarias e uma linda igreja. 
    Zipaquirá - Prefeitura

    Zipaquirá - Igreja Matriz, na Plaza Principal
    Em destaque e que vale muito uma visita, a Hospedaria El Libertador construída em 1948, com arquitetura neocolonial e influência morisca. Recentemente a cidade tem sofrido algumas mudanças, com ruas sendo fechadas e transformadas em fluxo somente de pedestre, no intuito de limitar o transito de carros, preservando os prédios históricos e oferecendo ao turista mais segurança. Outra boa estratégia da prefeitura foi o projeto que revitalizou a estação de Sabana (ferrovias), que liga a cidade de Bogotá a Zipaquirá. Foi contemplando também nesse projeto a construção do Parque La Esperanza.
    Para mais informações, visite o site da Prefeitura de Zipaquirá

    Zipaquirá - Parque La Esperanza
    COMO CHEGAR
    ÔNIBUS
    Vindo de Bogotá, a melhor opção é seguir de bus até o Portal del Norte (estação do Transmilênio, na Calle 170). Dessa estação saem os ônibus com destino para as cidades ao norte de Bogotá, inclusive para Zipaquirá.
    Custo: Transmilênio + Bus para Zipaquirá (ida e volta) COP$ 1.400 + 2.600 = COP$ 5.400
    Tempo do percurso: em média de 45min após o embarque no Portal del Norte. Os ônibus saem a cada 15min, não necessariamente você precisa pegar o que está com o nome Zipaquirá, veja opções de empresas que passam pela cidade, assim você não perde tempo.

    CARRO
    Existem 3 possíveis rotas para se chegar até Zipaquirá. Todas por vias muito bem sinalizadas, asfaltadas e com dupla rolagem. Alias, as estradas na Colômbia são muito boas, bem diferente das nossas no Brasil.
    Rota 1 – em média 25min, partindo da Calle 170.
    Autopista Norte > La Caro > Chía > Cajicá > Zipaquirá
    Rota 2 – em média 35min, partindo da Calle 170.
    Autopista Norte > Central (Via Tunja) > Brinceño > Zipaquirá
    Rota 3 – em média 35min, partindo do Portal de La 80.
    Calle 80 > Siberia > Cota > Chía > Cajicá > Zipaquirá
    Obs.: Essa rota estava em reformas, quando concluída será o melhor acesso (rápido e seguro)
     
    TREM
    Outra boa alternativa, porem um pouco mais cara, é ir de trem até a cidade. O Turistren www.turistren.com.co custa COP$ 30.000 e funciona aos sábados e domingos de Bogotá para Zipaquirá. O trem parte da Estação de Sabana de Bogotá às 8h30, para na estação de Usaquén às 9h20, chegando em Zipaquirá às 11h30. O retorno é às 14h, chegando a Usaquem às 17h. Com o grande movimento de turistas nos finais de semana, é aconselhável reservar com antecedência esse passeio.
    Zipaquirá - Estação Sabana
    TÁXI
    Essa sem dúvida é a mais caras das alternativas, no entanto se você estiver acompanhado com mais 3 pessoas, até que sai um preço razoável. Nós fomos de taxi, pagamos ida e volta COP$ 150.000 (dividido para 4 pessoas), pegamos o táxi na Carrera 7, esquina com a Las Águas, bem no centro da cidade de Bogotá. O taxista nos aguardou por 1h na catedral, tempo apertado para fazer o tour... foi o que deu pra fazer, visto que esse era nosso ultimo dia na cidade.

    O COMPLEXO DA CATEDRAL DE SAL
    Saindo um pouco da cidade e “caminhando” morro acima, existem duas catedrais de sal. A primeira foi aberta para visitação em 1954 e fechada em 1992 por razões de segurança. Depois de 5 anos de escavações e construções, foi inaugurada a segunda catedral de sal, no ano de 1995. Na sua construção foram retiradas 250.000 toneladas de sal da montanha e sua área principal fica a 300m abaixo da terra. A catedral faz parte de um grande complexo temático chamado Parque del Sal, ocupando 32ha e construída dentro de uma linda reserva natural. Hoje essa catedral é considerada a 1ª Maravilha da Colômbia, mais de 13 milhões de pessoas já passaram por aqui e em média são mais 50.000 visitantes por mês, entre estrangeiros e colombianos.
    O TOUR
    Os grupos saem guiados a cada 15min, a descida em direção à catedral é bem lenta e durante essa jornada é possível perdermos a noção de tempo, calor, luz, som, vento... tudo isso vai se tornando mágico, as sensações são misturadas sempre na busca da cripta central. Ao longo do caminho você vai tendo novas “visões” e refletindo sobre a vida, meditando e contemplando toda aquela obra grandiosa. Sem dúvida alguma é uma experiência autêntica e única. As 13 estações de Cristo são contadas em 13 paradas e cruzes, onde o mix de Sal e Fé tem uma razão lógica, conforme relata o guia.

    CURIOSIDADES
    • Em todas as minas, conforme elas são escavadas, vão sendo criados altares como forma de culto e proteção para os que ali trabalham e vivem por logos dias e horas.

    • O templo, na parte inferior possui três seções. O primeiro representando o nascimento, o segundo a vida e o terceiro a morte de Jesus.


    • Todos os detalhes das obras ali encontrados foram todos esculpidos a mão na própria rocha, dentre elas a obra “A Criação do Homem” de Carlos Enrique Rodríguez, esculpida em puro mármore branco. Essa obra está situada ao fundo da Nave Central da Catedral.


    • A iluminação é uma atração a parte, conforme você vai descendo, o azul das luzes vai se tornando mais “dark”, misturando com o branco das paredes de sal, acentuando ainda mais as sensações.


     ATRAÇÕES
    Dependendo do seu ingresso, você terá mais ou menos direto nas atrações disponíveis no complexo. Nós como tínhamos pouco tempo compramos o ingresso mais básico, que dava direito somente visita guiada na catedral.

    Passeio dentro da Catedral de Sal de Zipaquirá - duração de 60 minutos. Na catedral também se realizam casamentos.

    Rota do mineiro - ao longo da qual os turistas podem viver como um mineiro, através de uma visita guiada à mina, com equipamentos de trabalho e de segurança. Duração de 30 minutos.
    Museu da Salmoura - passeio nas antigas estruturas para o processamento do sal. Duração de 20 minutos.
    Vídeo em 3D - “Guasa tesouro de um povo”, que faz uma viagem pelas diferentes etapas geológicas para mostrar aos turistas as dinâmicas da mineração do sal. Duração de 15 minutos.
    Praça de alimentação -  com capacidade para 300 pessoas.
    Auditório e Centro de Convenções - com capacidade entre 260 e 800 pessoas. Perfeito para seminários, lançamentos, eventos, encontros corporativos, etc.
    Câmara de Café - com música ambiental e um delicioso café colombiano.
    Muro de Escalar - o mais alto da Colômbia.
    Abaixo veja a tabela com os pacotes ofertados.
    Qualquer dúvida consulte o site http://www.catedraldesal.gov.co/

    Horários de funcionamento
    Segunda a Sexta – 9h às 16h30
    Sábado e Domingo – 9h às 17h (Missa aos domingos às 13h)




    9 comentários:

    1. Que local irado!

      Colômbia tá me surpreendendo

      =P

      ResponderExcluir
    2. Como diz o slogan da Colombia "o perigo é vc querer ficas", isso é a mais pura verdade! Eu voltei apaixonado e sem dúvida quero voltar para fazer o restante do país.

      ResponderExcluir
    3. Lugar incrível! Excelente post, muito completo e legal de ler.

      ResponderExcluir
    4. Opa Flavio! Obrigado, procuramos sempre trazer o melhor para nossos amigos leitores! Fica acompanhando, sempre tem novidade por aqui. Depois visite nossa FANPAGE no Facebook http://www.facebook.com/pages/Di%C3%A1rio-de-Mochileiro/193993940644548

      ResponderExcluir
    5. Parabéns pelo Blog... bem elaborado e com informações valiosas.

      Abraço.

      Marcos.
      Porto Alegre - RS

      ResponderExcluir
    6. Acabo de ir a Catedral do sal e é tudo isso mesmo. Valeu pelas informações e excelentes fotos! Ana Teresa (Pelotas)

      ResponderExcluir
    7. Excelente blog. Estou organizando meu roteiro pelas suas dicas.

      ResponderExcluir

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...