Curta Nossa Página do Facebook!

  • domingo, 19 de junho de 2011

    Roteiro de 3 dias em Montevidéu – Roteiro do 1º Dia (manhã)


    Com dúvida de quantos dias deve ficar em Montevidéu? Pois é, muita gente pergunta isso e realmente é para ficar pensando, visto as muitas belezas e atrações dessa linda cidade. Em geral, Montevidéu é muito usada como ponte para os viajantes que tem como destino final a Argentina (ou vise e versa), no clássico roteiro (ida ou volta) por Colônia del Sacramento. Vou aqui passar minha sugestão do que fazer em Montevidéu em 3 dias, tempo legal para percorrer os principais pontos turísticos e a grande maioria caminhando. Para facilitar, procure uma hospedagem próxima ou dentro da Ciudad Vieja, esse bairro é o mais histórico e boêmio da cidade, alias uma coisa que vocês vão perceber, Montevidéu parece que parou no tempo!!!
    O roteiro segue uma seqüência lógica, por isso procure fazê-lo nessa ordem. Lembro que isso é uma sugestão e fazer tudo em um dia, vai depender do seu perfil. Alguns lugares são somente para fotos, outros merecem uma visita com calma.

    Roteiro do 1º Dia (manhã)
    (1) Plaza Cagancha
    End.: Avenida 18 de Julio, uma das áreas mais nobres da cidade!
    Horário: 24h Todos os dias
    Entrada: Gratuita
    Inaugurada em 7 de fevereiro de 1840, está localizada bem no coração de Montevidéu (conhecida também como Plaza Liberdad). O 1º monumento público da cidade foi construído nela, a Columma de La Paz, que simboliza o pacto entre os partidos políticos da época de sua fundação. Aproveite esse lugar e tire boas fotos, pois os edifícios mais “hermosos” de Montevidéu estão aqui. Uma dessas lindas obras é o edifício onde funcionava o Café Sorocabano, o meu favorito!

    (2) Palácio de los Tribunales
    End.: Calle San Jose x Calle Paraguay (na Plaza Cagancha)
    Horário: -
    Entrada: Gratuita
    Nesse prédio ficam todos os juizados cíveis do Uruguai e também o Centro dos Estudos Jurídicos do país. O local foi todo restaurado em 2007, foram gastos mais U$ 3mm nessa obra e fica bem em frente a Suprema Corte do Uruguai.

    (3) Palácio Píria (Atual Suprema Corte de Justiça do Uruguai)
    End.: Calle Gutiérrez Ruiz, 1320 ao lado do Palácio de los Tribunales (na Plaza Cagancha)
    Horário: -
    Entrada: Gratuita
    Situado na “Pasaje de los derechos humanos” na Plaza Cagancha, hoje é a sede da Suprema Corte de Justiça do Uruguai. O palácio é um dos monumentos arquitetônicos mais destacados da cidade. Construído em 1917 por Francisco Píria, o estilo da construção relembra a linguagem eclesiástica da época, com finos toques da arquitetura francesa, do arquiteto Camilo Gardelle. “El Señor Píria” (1847-1933), um rico empresário e fundador da cidade de Piriápolis (linda cidade, bem próximo a Punta Del Este), gostaria que esse palácio fosse a sua morada. Como Píria era alquimista, a “casa” possui numerosas representações simbólicas na sua decoração. Se você pretende visitar o palácio é bom ir de calça, por se tratar de um prédio federal não pode entrar de “pantalones cortos”.

    (4) Museo Pedagógico José Pedro Varela
    End.:Plaza Cagancha, 1175
    Horário: 9h-19h seg/sex
    Entrada: Gratuita
    O Museo tem o nome do sociólogo que no século 20 reformou o sistema educacional no país. No local é possível rever muitas coisas antigas utilizada para punir alunos (nada educativos) e uma boa biblioteca. O lugar é muito bem preservado, bonito e organizado.
                                                                                                            
    (5) Mercado de Los Artesanos
    End.: Plaza Cagancha, 1365
    Horário: 10h-21h seg/sab
    Entrada: Gratuita
    Aqui é um excelente lugar para você comprar artesanatos de boa qualidade e grande variedade. Localizado em um antigo prédio, que foi recentemente reformado, preserva a arquitetura do antigo lugar. No local também é possível encontrar vários cursos (veja agenda no site do mercado) e na parte superior existem também alguns barzinhos e restaurantes, onde é possível comer e beber sem gastar muito. Nos finais de semana (sex e sab) é um bom lugar para tomar uma bebida antes de sair pela cidade e rola uma boa musica ao vivo!

    (6) Plaza Fabini (Plaza del Entrevero)
    End.: Av. 18 de Julio entre as Calles Julio Herrera y Obes e Rio Negro.
    Horário: 24h Todos os dias
    Entrada: Gratuita
    Essa é uma boa parada para quem vem caminhando pela Av 18 de Julio desde a Plaza Cagancha (500m). Pare, sente em um dos bancos e observe o movimento em volta, é bem legal. Quem assina pelo local é o engenheiro Juan Fabini (inaugurada em 1967), no seu centro um lindo chafariz com o monumento de Entrevero de José Belloni. Se você passar por aqui no sábado (a partir das 18h30), verá shows de tango e outras atrações.

    (7) Museu la Moneda y del Gaucho / Palácio Heber
    End.: Av. 18 de Julio, 998 (em frente a Plaza Fabini)
    Horário: seg/sex 9h30-12h e 13h30-18h, sab/dom 16h-19h
    Entrada: Gratuita
    Os museus pertencem ao Banco de La Repúbica Oriental Del Uruguay, ambos localizados na Av. 18 de Julio, são muito bonitos vale muito a pena conhecer. Por lá é possível encontrar vestimentas de época, muitas obras de arte e um grande acervo de moedas datadas desde 1840. O local também é conhecido como Palácio Heber, construído em 1897.

    (8) Palácio Salvo
    End.: Av. 18 de Julio x Plaza Independencia
    Horário: -
    Entrada: Não é aberto ao público.
    Atualmente é um prédio de moradias. Desenhado pelo arquiteto Mario Palanti, foi inaugurado em 1928 e por muito tempo foi considerado o prédio mais alto da cidade, com 95 metros e 27 andares. O prédio é emblemático e foi muito criticado pelos arquitetos da época. Tire boas fotos, esse é um dos cartões postais da cidade!

    (9) Plaza Independencia
    End.: (Início) Av. 18 de Julio
    Horário: 24h Todos os dias
    Entrada: Gratuita
    A maior praça da cidade está localizada na região mais histórica da cidade, a Ciudad Vieja. Foi fundada em 1836, ao seu redor é possível encontrar diversos prédios históricos e do governo. No centro da praça o imponente monumento ao político e militar General Jose Gervasio Artigas. Bom lembrar que por ser a maior praça da cidade existem muitos pedintes por aqui e ter atenção aos seus pertencer é sempre importante.

    Continua, em breve...

    7 comentários:

    1. Boa Noite, Junior

      Muito bacana este steus relatos. Quando você irá postar o roteiro do terceiro dia?

      Abços

      ResponderExcluir
    2. nossa, MUITO BOM esse post! o melhor da internet! por favor, continue, você parece que conhece a fundo a cidade!

      vou para o uruguai agora em janeiro e ainda estou sem roteiro, perdida sem saber o que fazer!

      ResponderExcluir
    3. Legal, vou publicar no novo blog. Aguarde que em breve teremos o complemento dessa postagem :)

      ResponderExcluir
    4. Parabéns, muito legais as dicas. Espero pelo restante, irei em março para lá!

      ResponderExcluir
    5. Poxa, eu só tenho dois dias por lá, o que devo fazer?

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Sem dúvida alguma os dois dias que publicamos são super legais para vc visitar. O terceiro dia, que não publicamos ainda seria para visitar parques, shopping e o bairro Carasco.
        Abs,

        Excluir
    6. Legal!! Mas vc TEM que ir para o Peru!!!! Não vejo aqui!!!

      ResponderExcluir

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...