Curta Nossa Página do Facebook!

  • quinta-feira, 23 de junho de 2011

    Roteiro de 3 dias em Montevidéu – Roteiro do 1º Dia (tarde)



    Esse é o 2º post falando do 1º dia de uma roteiro de 3 dias pela cidade de Montevideo. Quem vem acompanhando esse roteiro, ai chegar nesse ponto já deve está um pouco cansado e com fome (rs!), pois é, já deve está na hora do almoço, então se quiser comer, você terá bons lugares bem próximo a Plaza Independencia e ai o melhor é pular para os itens (14) e (15) do roteiro. Caso contrário vamos em frente.

    (10) Mausoléu José Gervasio Artigas
    End.: Subsolo da Plaza Independencia
    Horário: seg 12h-18h ter/dom 10h-18h
    Entrada: Gratuita
    No subsolo da Plaza Independencia está o mausoléu onde descansam os restos mortais do General José Gervasio Artigas (1764–1850). Sua participação na história começa em 1810 quando passou a defender os “orientais”, moradores da margem oriental do Rio Uruguai. Participou da Revolução oriental contra o Governo Hispânico Conservador, em 1811 comandou as tropas na Batalha de San Jose e a formação da Liga Federal e passou a ser chamado de “protetor dos povos livres”. A história de exílio no Paraguai não o permitiu voltar nunca mais ao seu país e seu nome aparece hoje em diversas ruas de diferentes cidades do Uruguai.

    (11) Museo de La Casa de Gobierno
    End.: Plaza Independencia
    Horário: 10h-17h Todos os dias
    Entrada: Gratuita
    Um dos prédios que vai chamar bastante atenção é o do Museu de La Casa de Gobieno, datado de 1880. O local é muito bem organizado e a qualidade de suas obras expostas chamam atenção de todos. O prédio foi sede da Presidência da Republica até 1985 e sem dúvida deve fazer parte de seu roteiro.

    (12) A Puerta de La Ciudadela
    End.: Plaza Independencia
    Horário: 24h Todos os dias
    Entrada: Gratuita
    Essa é a “porta” de entrada para a Ciudad Vieja, o rico centro histórico da cidade de Montevideo. Começou a ser erguido em 1742, serviu como fortificação para proteger a colônia espanhola dos ataques portugueses, nesse período a cidade era cercada por uma muralha.

    (13) Teatro Solís
    End.: Calle Reconquista x Calle Bartolomé Mitre (uma quadra da Plaza Independencia)
    Horário: Visitas guiadas
    >>> ter e qui 16h / qua 11h 12h 16h / sex e dom 11h 12h 16h / sab 11h 12h 13h 16h
    Entrada: qua 16h é gratuito em espanhol / os demais dias em espanhol UYU$ 20,00 - português/inglês UYU$ 40,00
    Esse é o principal teatro do país, foi fundado em 1856 e é palco dos melhores espetáculos em turnê para America do Sul. Sua construção e reformas ao longo dos anos marcaram a história do Uruguai, por isso não deixe de conhecer e entender a história de um país contada através da cultura.

    (14) Peatonal Babacay
    End.: Entre Peatoanal Sarandy e Calle Buenos Aires (linha azul no mapa)
    Horário: muito bom para almoço e uma noite ao estilo clássico!  
    Entrada: -
    Uma pequena rua localizada em frente ao Teatro Solis faz bastante sucesso nessa região da Ciudad Vieja. Local excelente para comer, tomar um café ou curtir uma noite ao estilo clássico uruguaio. Paralela a essa Peatonal é possível tomar uma boa cerveja no The Shannon Iris Pub (Calle Bartolomé Mitre, 1318 ). Se você está seguindo esse roteiro passo a passo e começou logo cedinho da manhã irá chegar por aqui no horário do almoço.

    (15) Peatonal Sarandi
    End.: Principal rua que corta a Ciudad Vieja (início no Puerta de La Ciudadela) (linha em vermelho no mapa)
    Horário: muito bom para almoço e uma noite ao estilo uruguaio.
    Entrada: Gratuita
    Essa é outra boa opção para comer bem, curtir uma noite e também para se hospedar. Nessa região existem boas opções de hospedagens, para todos os bolsos. Passando por aqui não deixe de conhecer a Sorveteria Freddo com seu delicioso sorvete italiano, muito conhecido também em Buenos Aires.

    (16) Museu Torres Garcia
    End.: Calle Peatonal Sarandi, 683 (logo após a Puerta de La Ciudadela)
    Horário: 9h30-20h seg/sex  > 10h-18h sab
    Entrada: “Gratuita” – sugerem colaboração de UYU$ 20,00 a 50,00
    Acervo do artista Plastico Joaquim Torres García (1874-1949), que foi criado em Barcelona e influenciado pela cultura catalã. O museu apresenta também exposições temporárias de artistas uruguaios.

    (17) Cabildo/Museo y Archivo Histórico Municipal
    End.: Calle Juan Carlos Gómez, 1362 (em frente a Plaza de La Constituición)
    Horário: ter/sex e dom 12h-17h > Sab 11h30-16h30
    Entrada: Gratuita
    Mais uma das lindas construções existentes nessa região, um prédio colonial de 1808. Era um dos locais onde aconteciam as reuniões políticas decisivas, foi também palco do juramento da Constituição de 18 de Julho de 1830.

    (18) Plaza de La Constituicíon ou Plaza Matriz
    End.: Entre as Calles Sarandí, Ituzaingó, Rincón, Juan Carlos Gómez
    Horário: 24h Todos os dias
    Entrada: Gratuita
    Essa era a maior Praça da Ciudad Vieja. Foi palco de muitas manifestações e celebrações, civis e militares da época, até touradas aconteciam por aqui. Após a independência em 1825 e a criação do layout da nova cidade, começou a perder sua exclusividade e seu glamour, conforme relatam os arquivos da cidade. É também chamada como Plaza Matriz, pois em um dos seus lados está a Iglesia Matriz da cidade.

    (19) Iglesia Matriz
    End.: Plaza de La Constituicíon
    Horário: -         
    Entrada: Gratuita
    Igreja fundada em 1799. Sem dúvida uma bela igreja com suas formas neoclássicas do final do século XVIII. Segundo informações, em algumas missas existem apresentações de canto gregoriano.

    (20) Club Uruguay
    End.: Plaza de La Constituicíon x Peatonal Sarandi
    Horário: -         
    Entrada: -
    Mais um exemplo da diferenciada arquitetura uruguaia, eu sou suspeito em falar desse prédio, sua fachada é muito bonita. Não tenho informações se é possível visitas. Aproveite e tire boas fotos!    


    Breve o 2º Dia do roteiro...

    4 comentários:

    1. PODE CONHECER TAMBEM O BAIRRO POCITOS E PUNTA CARRETAS , CONHECER O SHOPPING PUNTA CARRETAS ( EX-PRESIDIO) COM MUITISIMAS HISTORIAS. CONHECA A ORLA (RAMBLA) DE POCITOS ATE CARRASCO , O ESTADIO CENTENARIO (MONUMENTO AO FUTEBOL MUNDIAL) OS BRASILEIROS QUE VEM DE TURISMO ATE MONTEVIDEO NA SUA MAIORIA FICA SO NO CENTRO E CIDADE VELHA , MAS TEM MUITAS OUTRAS COISAS PRA VISITAR EM "MONTEVIDEO".

      ResponderExcluir
    2. Chic, tudo bem?! Tudo que vc falou é bem verdade. Montevideo tem muita coisa para ser conhecida alem do centro e ciudad vieja. Como esse foi o 1º de um roteiro de 3º dias não conseguimos contemplar todas as informações, no entanto nos demais dias iremos falar sobre os pontos citados por vc. Muito obrigado pelas dicas e continue acompanhando o nosso blog :)

      ResponderExcluir
    3. Não tenho muita vontade de conhecer o Uruguai por isso acho super válido quando alguém coloca a viagem que fez com filmes e fotos e dando a própria impressão sobre o lugar.

      ResponderExcluir
    4. O Uruguai embora seja um país pequeno é bastante interessante, principalmente por sua história e cultura. A outra facilidade é que está muito próximo dos grandes centros brasileiros, facilitando sua visita. Eu gostei e voltarei :)

      ResponderExcluir

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...