Curta Nossa Página do Facebook!

  • quinta-feira, 23 de junho de 2011

    Morro de São Paulo - Um pouco desse paraíso

    O colonizador português Martin Afonso de Souza foi o primeiro estrangeiro a aportar; oficialmente, na ilha que recebeu nome de Tinharé, em 1531. De lá pra cá, muita coisa mudou e outros viajantes, de diversas partes do mundo também desembarcaram por aqui!
    Morro de são Paulo foi uma das primeiras vilas de praia da Bahia a vivenciar o boom do turismo. Desde que foi descoberta por mochileiros lá pelos anos 70, quando não passava de um vilarejo de pescadores, sem luz elétrica, água encanada e telefone, a vila mudou muito, cresceu.
    Muita gente bonita, bronzeada, de espírito livre e aventureiro que anda descalça pelas ruas estreitas, que veste roupas coloridas, que faz luaus, festas noturnas e que convive pacificamente com todos os tipos de pessoas vindas de diversas partes do mundo. Assim é Morro de São Paulo!
    O verão é a época do ano que recebe mais turistas, principalmente no Réveillon, Carnaval e Ressaca (pós-carnaval). O Festival de Primavera de Morro de São Paulo vem  se consolidando como  um evento forte em termos turísticos. O Festival que acontece no mês de setembro, próximo da comemoração da Padroeira da Ilha, Nossa Senhora da Luz ( 8 de setembro). Nesse ano, acontecerá nos dias 03 à 07 de setembro, com grandes  nomes da música nacional. São 5 dias de muito alto astral e música de qualidade ( no ano passado teve Show de Nando Reis, Maria Gadú, Vânia Abreu entre outros..)
    Localizado no Baixo Sul da Bahia, a 308 Km de Salvador, Morro de São Paulo é atualmente o terceiro destino turístico mais visitado do Estado.  Pertencente ao município de Cairu, que é formado por 26 ilhas.  Se destacam: Ilha de Cairu, Ilha de Tinharé (Morro de São Paulo) e Ilha de Boipeba. Cairu é o único município arquipélago do Brasil.
    Para acolher seus visitantes, o local possui uma infraestrutura hoteleira com cerca de 300 hotéis e pousadas, e mais de 20.000 leitos.

    Área de Proteção Ambiental

    A APA Tinhare-Boipeba foi criada em junho de 1992 e abrange 433 km², compreendendo os distritos de Galeão e Gamboa, e as vilas de Morro de São Paulo, Garapuá, São Sebastião (também conhecida como Cova da Onça), Moreré e Canavieiras. A área de Proteção Ambiental oferece um rico ecossistema estuarino, dotado de manguezal, restinga e remanescentes de Mata Atlântica; possui relevo do tipo planície costeira, associado à Mata Atlântica, morros, recifes, canais e ilhas. A fauna é bastante diversificada, com destaque para as aves migratórias.
    Como Chegar

    Via Aérea:  Morro de São Paulo conta com vôos regulares de Táxi aéreo (Addey- Aerostar)
    Via Marítima:
    De Salvador: Catamarãs direto para Morro de São Paulo diariamente em 2 horários ( BIOTUR Turismo)
     De Valença: lanchas rápidas que saem para  Morro de São Paulo de hora em hora.
    Via Terrestre: A BA - 001 interliga o Terminal de Ferry-Boat aos municípios de Valença (saída de barco para Morro de São Paulo)

    Informações Úteis

    No cais de Morro de São Paulo a Prefeitura cobra uma taxa de R$ 10,00 por pessoa que é utilizada para manutenção e limpeza da Ilha.
    Bancos: somente caixas eletrônicas do Banco do Brasil e do Bradesco. Caixa econômica federal na lotérica local.
    DDD: 75
    Rede elétrica: 220v

    Por Jamille Guimarães, do blog  www.morrodesaopaulobyjam.blogspot.com

    Um comentário:

    1. É um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza e para os navegadores/velejadores!
      Não canso de velejar pelas suas maravilhosas praias e em seu entorno.

      Grande abraço a todos

      Augusto (do @navegarnabahia)

      ResponderExcluir

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...