Curta Nossa Página do Facebook!

  • sábado, 12 de fevereiro de 2011

    Colômbia - Bogotá


    Bogotá ou Santa Fé de Bogotá, como era chamada nos seus primórdios, é a capital da linda Colômbia, país com uma visão deturpada por seu passado ligado ao narcotráfico, hoje busca apagar para sempre o "estereótipo" de um país violento e perigoso. De uma coisa me certifiquei, o slogan da Colômbia é a mais pura verdade: "Colômbia, o perigo é você querer fica" Com seus quase 8 milhões de habitantes, a capital da Colômbia fascina a todos que nela chegam, muito por seu mix de antigo e moderno. Uma cidade onde as ruas não possuem nomes e sim números, é considerada uma das maiores capitais da cultura na América Latina, com 58 museus, 62 galerias de arte, 33 bibliotecas tecnológicas, 45 salas de palco, 75 áreas esportivas personalizadas e 75 parques de atração, além de mais de 150 monumentos nacionais, está entre as 31 cidades mais visitadas no mundo e é a 3 capital de maior altitude no mundo, com 2.640mts acima do nível do mar. Seja nas ruas da La Candelária, nos chicks bares e lojas da Zona T, andando de Transmilênio, indo ao Monserrate ou visitando a pequena, histórica e vizinha cidade de Usaquén, os encantos são múltiplos e para todos os paladares. O friozinho torna tudo mais atraente, as pessoas se vestem de forma elegante, as tardes são formadas por leves garoas e as noites gostosas para dormir. A cidade possui clima de montanha devido a sua altitude (afetado principalmente pela nebulosidae), que oscila entre os 7 °C e os 19 °C, com uma temperatura média em torno de 14 °C. As épocas mais secas são entre dezembro-março e junho-julho, e as mais chuvosas entre abril-maio e setembro-novembro, sendo o clima fortemente influenciado pelos fenômenos da La Niña e El Niño. Tudo isso aos pés da Cordilheira Oriental dos Andes. Buscarei passar para você leitor, toda a experiência vivida nessa cidade durante 6 noites, conforme explicarei em detalhes abaixo.
    Quando passei por aqui... 
    Visitei Bogotá dos dias 07/01/11 a 13/01/11.
    Quando investi... 
    Bogotá foi a primeira cidade do meu roteiro  de 30 dias pela Colômbia, Equador e Peru. Vou passar os custos que tive na cidade, sem contemplar os custos com passagens aéreas. Como fui e voltei de milhas, só paguei as taxas de embarque. Os custos abaixo são totais de 6 noites:
    Sugestões de Roteiros... 
    Os roteiros podem ser montados conforme o seu bolso. Vou deixar 4 opções de roteiros para Bogotá e região metropolitana. 
    Como chegar (Avião)... 
    cidade possui 2 aeroportos. O maior (El Dourado) é utilizado para vôos internacionais e conexões e o outro menor (Puente Aérea) é utilizado para rotas domesticas, esse administrado pela Avianca. Os dois terminais estão em processo de reforma, a quase 5 anos e sem previsão para termino. O projeto é unificar os dois terminais, hoje com capacidade para movimentação anual de 8 milhões de passageiros para 16 milhões ao termino da ampliação. No formato em que hoje se encontra ocupa a 3ª colocação no ranking dos aeroporto na América Latina. 
    Dicas do Diário de Mochileiro - Informações úteis para os aeroportos:
    1. Passagens Aéreas - Na Colômbia as passagens aéreas são baratas, visto a concorrência e os trechos voados serem curtos. Em alguns casos as passagens de ônibus possuem igual preço as aéreas. As empresas Aires, Easy Fly e Satena, são companhias de pequeno porte e geralmente possuem atrasos e cancelamentos de vôos. Eu voei pela Aires em 4 trechos e tive 2 atrasos e 1 cancelamento de vôos. Voei 2 trechos pela Avianca e o atendimento é VIP, não tive atrasos e os aviões são todos de excelente qualidade. Mas lembre, pelo melhor atendimento se paga mais por isso, no entanto consulte! Se vai viajar pra lá, fique ligado nos sites abaixo. Outra boa forma de consulta é o site da Decolar na Colômbia, chamado de DESPEGAR www.despegar.com.co
    TAM - www.tam.com.br
    GOL - www.voegol.com.br
    Avianca/Taca/Aerogal - http://www.avianca.com
    Aires - http://www.aires.aero/Home/Default.aspx
    CopaAirlines - http://www.copaair.com
    Easy Fly - http://www.easyfly.com.co/
    Lan - http://www.lan.com
    Satena - http://www.satena.com/Default.aspx
    2. Extravio de Bagagens - Fui sorteado... (rs!), primeiro dia de férias, chego em Bogotá e a minha bagagem (equipaje) não chegou. O "carinha" da TAM fez o relatório de falta da bagagem e pediu para esperar até o dia seguinte. Informou que poderia gastar U$ 50,00 em compras, mas não informou como e quando. Dia seguinte tentei contato com a TAM no Brasil e Colômbia, via fone, email e twitter, sem sucesso. Só tive uma resposta no twitter depois de uns 100 twitters reclamando e todos da minha rede ajudando com RT. A resposta foi "estamos analisando seu caso" só isso... Sem conseguir mais esperar, fui ao aeroporto no horário de chgada do único voo da TAM para Bogotá. Chegando por lá encontrei a loja fechada e fui informado que só seria aberta as 20h (eram 16h). Rodando feito peru dentro do aeroporto em busca de uma solução. Ops! um cara da TAM aparece no corredor..., era o Gerente Local. Relatei meu problema e ele foi me ajudar. Depois de 30min recebi a noticia que minha bagagem não tinha vindo nesse vôo e que talvez viesse no dia seguinte. Fiquei puto da vida, seriam 3 dias com a mesma roupa. Ele me informou que poderia gastar os U$ 50,00 com roupa, higiene pessoal...essas coisas e que guardasse as notas para prestação de contas quando chegasse no Brasil. Atenção - esse valor é único e só é valido após 24h de extravio da bagagem. Fiquei sabendo disso no dia seguinte... absurdo!!! Em resumo, a TAM entregou minha bagagem com 72h após minha chegada em Bogotá.
    3. Aduana e Desembarque - Após o desembarque passamos pela aduana. Dependendo do horário do vôo a fila é grande e demora um pouco o atendimento. Perguntas básicas, tipo: O que você veio fazer na Colômbia? Onde vai se hospedar? Quantos dias? Quais cidades irá visitar? Atenção: Seja firme nas respostas, passe segurança e se tiver de boné retire-o antes da fila. Ao termino da breve entrevista, você segue para a sala de desembarque para coletar as bagagens. Depois passa por uma revista de bagagens (raio x) e você também é revistado por policiais (o famoso "baculejo"). Mulheres não se preocupem, existem policiais femininas. Se você desembarcou na Puente Aerea e deseja ir até o Aeroporto Internacional, procure informações com qualquer agente da Avianca e ele irá informar onde é o embarque para o bus até o outro aeroporto, é bem simples!
    4. Casa de Câmbio - Logo após a revista de bagagens, no lado direito antes da porta de saida tem uma Casa de Câmbio. O câmbio é péssimo! Paguei U$ 1 x COP$ 1.700, o normal é U$ 1 x COP$ 1.850. Aprendi!!! Também depois do stress com minha bagagem, queria mesmo era arrumar um jeito de sair dali. Existem outras casas de câmbio que pagam, na saída do desembarque do lado esquerdo, rumo ao salão de check in e no 1º andar do aeroporto.
    5. Free Shop - No desembarque internacional não existe free shop, pelo menos no dia que desembarquei não tinha. No embarque sim. O free shop na realidade não é uma loja de Duty Free como estamos acostumados no Brasil e sim um verdadeiro Shopping de Compras com impostos free. Contei no mínimo umas 20 lojas ao longo do embarque, dentre elas grandes e pequenas, com diversos tipos de produtos. Se você vai para a Isla San Andres, não compre perfumes, cosméticos e alimentos no embarque de Bogotá. Na ilha existem preços fantásticos nesses segmentos.
    6. Taxi/Bus - Saindo da porta do desembarque, siga para o lado direito, vire a direita e você verá uma placa de TAXI AEROPORTO. Nessa janelinha, fale pra moça qual o endereço de destino e ela emitirá um bilhete com o valor do trecho picotado em duas partes, uma para você e outra para o taxista. Pronto, entre no taxi indicado e no termino do seu trecho entregue o papel e o dinheiro. O taxi custa para a La Candelaria ou Região da Zona T, em média COP$ 20.000. Caso você pegue um taxi comum, muito cuidado! Em Bogotá os taxis possuem taximetro, no entanto o valor a ser pago não é o que aparece no visor. Esse numero é uma referencia para uma tabela que geralmente esta afixada nas costas do banco do motorista ou janela. Procure o numero de referencia do taximetro na tabela e veja o valor a pagar. Alguns taxis cobram por excesso de bagagem e dependendo do dia cobram adicional: domingos,feriados (festivos, como eles chamam) e horários noturnos. Não existe nada fixo, eles "cobram de boca" o valor a mais, ai você com seu jeitinho brasileiro faz sua oferta. Essa dica vale para qualquer taxi dentro de Bogotá. Se você decidir ir de bus, procure o com o nome de Germania, ele percorre a Carrera 7 e para próximo ao Museu Del Oro (Las Aguas), a passagem custa COP$ 1.200.
    7. Embarque - Sempre que for embarcar, verifique qual é o aeroporto indicado no seu ticket, para evitar contra tempos no caso de parar no aeroporto errado.  Caso  erre, procure sua companhia e veja se não tem um bus saindo para o outro aeroporto, geralmente tem. Para passar no Raio X, sempre evite os liquidos. Eu fui passar com uma garrafa de água e a policia pediu para que eu bebesse e ai aceitou que passasse. Não se assuste com os cães soltos no aeroporto, eles são treinados para não morder (rs!) e sim procurar drogas. Observe sempre as telas (pantallas) com mensagens de saídas de vôos, as mudanças de salas são comuns e vi gente perder vôo por conta disso.
    Como chegar (Bus)...
    O Terminal de Transportes, como é chamado o terminal de rodoviário de Bogotá, esta localizado na Diagonal 33B, #69A-60.   
    Dicas do Diário de Mochileiro - Informações úteis sobre bus:
    Abaixo seguem alguns sites de empresas de bus da Colômbia e tempo de percurso entre Bogotá e as principais cidades do país. Para maiores informações, visite o site: www.terminaldetransportes.gov.co
    Bolivariano - http://www.bolivariano.com.co
    Copetran - http://www.copetran.com.co
    Rapido Ochoa - http://www.rapidoochoa.com
    Expresso Brasilia - http://www.expresobrasilia.com
    Circulando pela cidade...
    1. Transmilenio - Bogotá não possui metrô como outras grandes cidades, no entanto existe o Transmilenio, muito semelhante ao sistema de transporte de Curitiba e de Quito, é como se fosse um metrô, vamos simplificar dessa forma. Os ônibus do Transmilenio, circulam a cidade por vias exclusivas, evitando os congestionamentos, que não são raros em Bogotá. Existem 2 cores de Transmilênio, o vermelho (mais comum 2 carros) e o amarelo (novos e maiores 3 carros). O sistema é fácil e a o mesmo tempo difícil, porque?! Cada plataforma tem um numero, que facilita para o embarque e desembarque, no entanto uma mesma parada pode levar para diversas conexões diferentes, ai complicou..(rs!). Bem, outro ponto importante, cada linha tem um número no bus, os números mais altos param mais, os menores são bus expressos. Para tirar suas duvidas sobre o sistema, entre nessa nesse link: TRANSMILENIO . O custo do serviço é de COP$ 1.400 e funciona das 6h-23h. O sistema encontra-se em expansão a alguns anos e ver obra do Transmilenio na cidade é bem comum, uma das causas dos congestionamentos. 
    2. Microbus (Busetas) - Outra forma simples e fácil são os micro bus (chamadas de busetas) que circulão aos montes na cidade. Dependendo do trajeto a passagem pode custar entre COP$ 1.000 a 1.400. Não se assuste se você estiver caminhando na calçada e uma buseta passar buzinando pra você, isso é comum, é a forma deles chamarem os passageiros. As paradas existem, mas pouco utilizadas e não tem trocador, ao entrar existe uma janelinha que divide os passageiros do motorista, alí você paga a passagem. 
    3. Taxi  - em Bogotá é sinônimo de parque de diversão...(rs!), os caras buzinam muito, dirigem feito loucos... e não vi em 7 dias nenhuma batida na cidade, incrível!!! Conforme já relatei anteriormente, o taxímetro é utilizado, no entanto os valores apresentandos são de referencia para uma tabela de valores, muita atenção para isso. Outra coisa, não pirem se escutarem o cara falando em 2 ou 3 rádios ao mesmo tempo, em Bogotá não existe exclusividade para cooperativas de radio taxi, eles prestam serviços para várias e atendem conforme a conveniência deles. Um taxi de La Candelaria para a Zona T custa em média COP$ 12.000-17.000, dependendo do horário. 
    Curiosidade - Você vai observar que todos os motoqueiros em Bogotá usam um jaleco, tipo de sinalização, com o numero da placa impressos na frente e atrás do jaleco. No capacete também vai a numeração, tanto do condutor como do carona. Isso foi instituído por conta dos atentados que ocorreram a alguns anos, onde os responsáveis utilizavam motos para esse tipo de delito. De dia a utilização já tem um certo ar de lei branda, mas a noite quem for pegue sem o jaleco e marcação nos capacetes é preso.
    Hospedagem...
    Ficamos hospedados na La Candelaria, mas precisamente na Carrera 4 a 3 quadras da Av Jimenez (Las Aguas). A localização é estratégica para quem quer curtir o centro histórico de Bogotá. Nos hospedamos no Chocolate Hostel, lugar novo, aconchegante, limpo e preços justos. O Staff foi de uma excelente gentileza conosco, em especial a querida Vanessa. Ela me ajudou muito nos 3 dias que fiquei tentando reaver a minha bagagem junto a TAM. Foi minha verdadeira interprete nos momentos mais difíceis. Recomendo !!! 
    http://www.chocolatehostel.com/index.html
    Meus amigos Rafael Cardoso e Rafael Ratto, na volta para Bogotá, no final de suas viagens, ficaram hospedados no North House Hostel, na região mais nobre de Bogotá, conhecida como Zona T. Comentários do Rafael Cardoso: "legal pela localização para a parte noturna, longe do centro,  banheiros bons, chuveiro legal, mas os quartos pequenos, bem apertados... limpeza média. O Rafael Ratto gostou mais de lá... eu ainda preferi o Chocolate Hostel pela localização"
    Hostel (Budget)
    Siglas: cp > quarto compartilhado  / sg > singles ou privado / db > double ou casal
    La Candelaria
    Onde comer/beber/baladas...
    Almoço + Cerveza COP$ 12.300
    MC é igual em todo canto, Oferta nº 1 COP$ 15.000 (grande)
    Você tem bom paladar e gosta de diversificar sabores, então vem para o lugar certo. A palavra mais correta para o que acontece hoje nessa cidade é FUSÃO... isso mesmo! Os diferentes restaurantes inovam com um cardápio dos quatro cantos do mundo, tem para todo gosto e bolso. Na região da La Candelaria, só na Av Jimenes (Las Aguas), eu comi uma excelente parella argentina (Carne y Carbon), pollo frito/assado, pizza, deliciosos tacos e um bom MC. Se falarmos da região norte da cidade a variedade aumenta conforme sua fome... rs! No Parque 93 o mix de restaurantes é de deixar qualquer um em duvida de onde entrar. Descendo mais um pouquinho na Zona T, ai o bicho pega. São pub's, cafés, bares, restaurantes, discos...uffaaa!!! é pra enlouquecer... e pra fechar a noite tem ainda o Andres DC!.
    Dicas do Diário de Mochileiro - Informações úteis sobre onde comer...
    La Candelaria - Bem próximo de onde ficamos hospedados esta localizada a Av. Jimenez (Las Aguas). Nela você pode encontrar uma diversidade de restaurantes, bares e lanchonetes. Descendo mais um pouco, na Carrera 7 as opções se multiplicam. Ao longo dessa avenida sentido norte (sentido do tráfego), existem vários bons restaurantes com menu do dia. 
    Paguei COP$ 4.000 pelo almoço
    Servem refeições no horário do almoço a preços muito baratos, na casa dos COP$ 4.000 - 10.000, onde incluem (Sopa, Prato Fuerte - principal, sobremesa e um suco/refrigerante). Se você estiver na Plaza Bolívar, existem opções mais acessíveis descendo pela Calle 10, ao lado da central de informações. Mas se você quer gastar um pouco mais e comer em um local mais requintado nessa região também é possível. Uma das boas opções é o El Toro Manso, comentários do Cardoso: "Almoçamos no restaurante El Toro Manso, que fica próximo ao Palacio Nariño. Os preços não são baratos, principalmente para o perfil mais mochileiro, mas a comida vale muito a pena. Acabou saindo 30.000 pesos colombianos para cada um. Se este for o seu dia de fazer uma extravagância na viagem, é uma boa sugestão."  http://cariocaemfuga.blogspot.com/
    Na Carrera 7 bem próxima a Estação Las Aguas tem um restaurante bem legal, servem comida americana, custelas, hamburguesas, tacos...de um tudo! Del Rodeo é o lugar da Hamburguesa tipicamente americana. 
    Almoço no Del Rodeo. Preços em torno de COP$ 10.000 a 18.000
    Tem um site que achei bem legal com boas dicas de onde comer em Bogotá, visitem:
    http://www.restaurantesbogota.com

    Zona T (Zona Rosa) - Na Colômbia e no Equador, as regiões de baladas, restaurantes, bares, cafés e afins, são chamadas de Zona Rosa, não me perguntem pq...rs! Em Bogotá não poderia ser diferente, existem várias Zonas Rosas. A Zona T localizada ao norte de Bogotá é muito conhecida por seu glamour. Alí se encontram as melhores grifes, os melhores restaurantes, bares, boates e malls. Sem duvida um prato cheio para quem gosta de consumir e gastar, o que não era nosso caso..rs! Bem, como estamos falando de comida e bebidas, vou destacar 3 locais que visitei nessa zona. 


    Cerveza Japonesa Asahi
    O Rock Garden foi o primeiro, local para quem curte um bom Rock and Roll. A carta de cervejas é internacional e os drinks são fantásticos. As Meceras (garçonetes) vestem uma roupinha tipo escocesa (fiu..fiu!!!) e nem preciso falar que são todas lindas. Uma coisa comum na Colômbia são as garçonetes, é muito raro você ver um homem servindo mesa na noite, ainda bem..rs! Nessa noite conheci meus amigos de CS (Couchsurfing) o Edward e a Mafe. Curtimos muito essa bar com muita cerveja, claro !!! No dia seguinte, junto com meus amigos de trip, fomos para o Hard Rock Café, localizado no Atlantis Mall. O local nem preciso falar muito, como todo Hard Rock Café a decoração é show de bola, o atendimento é vip e os preços são altos..rs! Vale a pena tomar um trago, curtir o lugar e cair fora. Foi o que fizemos...rs! (Hard Rock Cafe Bogotá Calle 81 # 13-05 Atlantis Plaza Local 011)
    Saindo Hard Rock Café fomos ao Andres DC, aí sim, uma noite inesquecível. Com certeza marcou a nossa viagem. O Andres Carne de Res tem duas sedes, uma na Zona T e outra a 30km da saída norte de Bogotá (em Chia). Infelizmente por conta do tempo não fomos a "matriz" e ficamos somente na "filial". 
    Andrea Cortes, Andrea Castañeda, Mafe, Vanessa, Gabi, Cintia e Rosa
    Andres DC foi construido em um prédio de 4 andares onde funcionava um antigo shopping. A estrutura foi reaproveitada e totalmente estilizada. O local é único, a vibe é louca de mais, resultado de tudo isso junto é uma noite com muito Ron Caldas e Salsa...rs! Todos borrachos... rsrs!
    Pontos de destaques do Andres DC
    • Entrada Free... (Segundo informações de bogotano, as vezes se paga U$ 10,00)
    • O restaurante é dividido em 4 ambientes (andares), onde você pode ir do Céu ao Inferno (literalmente) rsrsr!
    • Se for o dia de seu aniversário se prepare, pois a equipe de comediantes que roda o local em busca de aniversariantes é muito boa. Ah, não tem ninguém fazendo aniversário?! Não tem problema, eles começam a eleger a "princesa" da noite, a "rainha" da noite... e por ai vai. Pura diversão..rs!
    • Existem várias coisas "estravagantes" no local, tais como: cardápio, copos, mesas a luz de vela, os drinks... e muito mais!
    • O serviço de guarda volumes é muito seguro e gratis. Eles trazem um sacolão tipo de transporte de dinheiro de banco, que contem um cadeado e numeração. Guarda tudo dentro e depois eles entregam tipo um colar cheio de bugingangas com a bendita chave. Uma das mulheres (de preferência a que não beba, ok! rs!) coloca no pescoço e pronto!
    • Existe um sistema de correio cupido muito massa, solicite a uma das lindas Meceras e envie para uma gata (o) na festa. Esse mesmo correio se dedicado ao Andres é publicado no site deles...
    • Pra bailar toca de tudo... tem pra todo gosto...curta!
    Parque de La 93 - Outra região muito badalada em Bogotá é o Parque de la 93, tem esse nome por esta "umbicado" na Calle 93... (claro..rs!) Bem, essa região é repleta de barzinhos, pubs, restaurantes, malls, assim como na Zona T e tem lugar pra todo gosto. Nas redondezas também estão localizadas todas as embaixadas, a do Brasil fica a uma quadra do parque. Se decidir ficar por aqui, sem duvida tome uma gostosa cerveja no Bogotá Beer Company (BBC), um dos 10 pubs da rede. Esse pub (BBC) oferece um tour da cerveja, onde é possível visitar a fábrica artesanal da cervejaria e depois curtir 3 pubs da rede, custo de COP$ 60.000 - (com direito a transporte, visita a cervejaria, copão de choop, camisa, certificado, "picadas" - tira gosto - e muita CERVEJA!!!). Vou dedicar um post para o tour da cerveja, em breve post.
    Passeios...
    A cidade é repleta de cultura e história por onde se anda. Reserve pelo menos um dia para conhecer a região da Candelaria. A vibe dessa região é um mix de construções da época colonial, com museus, igrejas, praças, muitos restaurantes, bibliotecas, centros culturais e como em toda a Colômbia os cafés, sempre com gente de todas as classes e idades. Para visitar Zipaquirá, reserve 1 dia também. Se sair cedo da manhã, você consegue retornar com tempo para fazer algo na cidade a tarde.
    1. Plaza Bolívar - Aqui é o coração da cidade, foi construida juntamente com a fundação de Bogotá, com um honrosa estátua de Simon Bolívar no centro. Localizada entre as Carreras 7 e 8 e as Calles 10 e 11. Ao redor dela são encontrados os seguintes prédios: a Catedral, o Capitolio Nacional (Congresso), a Alcaldía (prefeitura) e o Palácio da Justiça. Curta alguns momentos por aqui, observe as pessoas ao seu redor, a quantidade de policiais presentes também é algo que impressiona, os vendedores de "Minutos" - vendedores de minutos (chamadas) em celular...rs!. Aproveite e tire muitas fotos, pq o lugar é único. 

    2. Palacio de Nariño - Localizado a uma quadra da Plaza Bolívar, por traz do Capitolio Nacional, entre as Carreras7 e 8. Atual Palácio Presidencial. Não é aberto para visitas, no entato é possível ver a troca da guarda as 17h30 nos dias seg/qua/sex/dom. As ruas dessa zona são fechadas para transito de veículos e para pedestres é necessário revista policial e identificação, somente rotina. Na zona existem muitos policiais, exercito e segurança descaracterizada.
    Região da Casa Nariño - Palácio Presidencial
    3. Observatório Astronômico (OAN) - Localizado na Carrera 8 (ao lado da Casa de Nariño). Entradas devem ser reservadas por email (museo@unal.edu.co) Foi o primeiro observatorio astronómico construido na América, atualmente o prédio faz parte do conjunto de edificações  da Casa de Nariño, sede presidencial da Colômbia. Iniciou suas atividades em 1804 e findou após 180 anos.
    Observatório Astronômico
    4. Iglesia Museu de Santa Clara - Localizado na Carrera 8 #8-91. Visitas de ter-sex 9h-17h / sab/dom 10h-16h, entrada COP$ 2.000. Atualmente dirigida pelo governo, a única da cidade que é cobrada ingresso para visitas.  Construído entre 1629 e 1674, sua construção de um único nave apresenta uma abóbada revestida de ouro em motivos florais.
    Iglesia e Museu Santa Clara
    5. Iglesia de San Ignacio - Localizada na Calle 10 #6-35, em frente ao Museo de Trajes Regionales. Visitas: seg/sab 9h-16h30 dom 11h-13h. Primeiro templo da ordem Companhia de Jesus construida pelos Jesuitas, suas obras foram iniciadas em 1635 e finalizadas em 1767. A beleza em sua decoração barroca é um de seus destaques.
    Iglesia San Ignacio
    6. Museo Histórico da Policia Nacional - Localizado na Calle 9 #9-27. Visitas de ter/dom 8h-17h, entrada free. Para quem se interessar pela história da policia da Colômbia, saber suas histórias de como combateu o narcotrafico de Pablo Escobar, esse é o lugar. A história é contada por estudantes internos da escola de policiais. O tour é "muy chévere", aproveite!
    Museu da Policia Nacional - Linda Arquitetura
    A história da Policia Nacional contada de uma forma bonita e organizada. Orgulho para os colombianos.
    7. Centro Cultural Gabriel Garcia Márquez - Localizado na Calle 11 #5-60. Aberto em 2008, é um modernos centros culturais da Colômbia, construído em homenagem ao famoso autor e escrito. Destaques: a livraria com mais de 90mil títulos, café com cardápio bem diversificado e muitas outras coisas interessantes. Não deixe de visitar. A arquitetura do local também é outro atrativo do centro cultura.
    Centro Cultural Gabriel Garcia Marquez
    8. Casa de La Moneda - Localizado na Calle 11 #4-93. Visitas: seg/sab 9h-19h dom 10h-17h fechado as terças, entrada gratuita. O prédio foi construído por Jesuítas em 1753, apresenta uma exposições das primeiras moedas de ouro cunhadas no continente. Destaques para a Sala de La Monjas Muertas e o paniel de azulejos portugueses em sua fachada. Reserve no mínimo 1h para visitar esse local, as opções de salas e exposições são grandes.
    Casa da Moneda - Anexo ao Museo Botero
    9. Museo Botero - Localizado na Calle 11 #4-41. Visitas: seg/sab 9h-19h dom 10h-15h, fechado as terças, entrada gratuita. Fernando Botero é o maior artista contemporâneo colombiano, com seu estilo próprio em pintar figuras humanas bem arredondadas (gorditas). Nesse museo é possível encontrar coleções de Picasso, Dali, Renoir, Van Gogh e Monet. IMPERDÍVEL !!!
    Museo Botero, no coração da Candelaria
    10. Iglesia de La Candelária - Localizado na Calle 4 #11-66, esquina com o Museo do Botero. Destaque para o altar de ouro. Destaque para o altar de ouro.
    Iglesia La Candelaria
    11. Museo del Oro - Localizado na Calle 16 #5-41. Visitas de ter-sab 9h-18h / dom 10h-16h, entrada COP$ 2.800. É considerado o maior museu de ouro do mundo, com mais de 55 mil peças da cultura pré-hispanica. Vistas guiadas - Spanish (9h,11h,15h, 16h) in English (11h,15h,16h).
    Museo del Oro
    Museo del Oro
    12. Plaza de Choro de Quevedo - Localizada entre a Calle 13 e a Carrera 2. Local de um dos primeiros assentamentos da região, com muitas casas em estilo colonial. Hoje muito frequentado por universitários. Por lá vc encontra diversos cafés, bares, lojas de artesanato... Não estive no local, mas alguns amigos sim e acharam muito alternativo, pela noite!
    13. Museo de Arte Moderna - Localizado na Calle 24 #6, aberto ter/sab 10h-18h e dom 10h-17h, entrada COP$ 4.000, estudante para meia. Sempre com boas exposições dos melhores artistas da América Latina. Não visitei!
    14. Parque de la Independencia - Localizado na região de Macarena entre as Carreras 5 e 7, bem próximo ao Museu de Arte Moderna. Embora seja um parque e tenha muitos policiais, cuidado com maquinas fotográficas.
    15. Plaza de Toros de SantaMaria - Localizada na mesma região do Parque de La Independência. Para entrar no local, tive que meter uma história de que era jornalista no Brasil e que tinha um site. O guardinha caiu e consegui passe livre. Acredito que a facilidade foi meu cartão de viagem, com meus dados e tals e minha maquina profissional ..rsrs!
    Bogotá - Plaza de Toros Santa Marta
    16. Museo Nacional - Localizado na Carrera 7 (no Parque de La Independencia), visitas: ter/sab 10h-18h dom 10h-17h, entrada COP$ 3.000. No mês de janeiro é gratuito. Espaço rico de história do país, com exposições fixas e flutuantes. http://www.museonacional.gov.co Resumindo, SENSACIONAL!!!
    Museo Nacional - Bogotá
    17. Parque Simón Bolívar - Localizado na Av. Ciudad de Quito, com Calle 64. Com seus 360 hequitares é comparado ao Central Park em NY. Local excelente para prática de esportes, picnik, com grandes lagos, biblioteca publica, andar de bike...aproveite o lugar. Infelizmente não tive tempo para ir, peguei muita chuva nesse dia.
    foto:  elartedeviajarfok.blogspot.com

    18. Cerro Monserrate - Localizado a 1,5km de La Candelaria, é um dos orgulhos do povo de Bogotá. Com uma vista privilegiada de toda a cidade, com destaque, nos dias claros, para o Nevado del Tolina na Cordilheira Central. No topo do cerro foi construida a Iglesia del Senhor Caido, que nos finais de semana atrai muito peregrinos ao local. Para subir até o cerro existem duas maneiras, pelo teleferico ou funicular (tipo elevador), que funciona seg/sab 7h45-23h45 e dom 5h30-16h30, passagem diurna COP$13.400, noturna (após as 17h30) COP$17.300 e aos domingos COP$8.000. Se quiser economiza suba a pé em uma caminhada de 1h, no entanto evite o percurso a noite. Bom levar sempre um agasalho, pois no local venta bastante e faz frio. Antes de subir você pode conhecer a QUINTA DE BOLÍVAR - Localizada aos pés do Cerro Monserrate, Calle 20 #2-91. Visitas: ter/sex 9h-17h  sab/dom 10h-16h, entrada COP$ 3.000. Essa linda mansão de grandes jardins, foi a casa de Simón Bolivar no período das lutas pela independência do país. Em destaque no local: a espada utilizada por ele, a banheira  localizada em um local externo da casa e o lindo jardim. Infelzmente a Quinta estava fechada no dia no horário que fomos. Uma outra dica é visitar  feirinha que existe no Monserrate, lá você pode encontrar bom artesanatos locais. Se quiser economizar ainda mais um pouco, leve água e lanche, pois tu lá em cima é mais caro.

    19. Zona Rosa (Zona T) & Zona G - Entre as Calles 69 e 70. Caminhando por 10 minutos, após passar pela Região do Parque 93, chegamos na Zona Rosa. A região é formada por boas lojas, centros comerciais, restaurantes... Não deixar de visitar a ZONA T, duas Calles somente para pedestres. Visite também o Atlantis Plaza, bonito shopping onde se encontra o Hard Rock. Outro shopping próximo é o Centro Comercial Andino e Centro de Alta Tecnologia - vizinho a Unilago. A Zona G é mais conhecida pela alta cozinha bogotana.


    Fora de Bogotá - ZIPAQUIRÁ - CATEDRAL DE SAL
    A viagem de um dia mais popular de Bogotá, fica a 50 km ao norte da cidade. Zipaquirá é uma bonita vila histórica, muito conhecido por suas minas de sal, especialmente quando em uma dessas minas se decidi refazer os últimos passos de Jesus e terminando em três cavernas a 190m abaixo do solo, onde foi construida a Catedral de Sal . O sal era um recurso muito importante nessa área antes do espanhol aparecerem. Atualmente as minas de sal dessa região contrubuem até hoje com 40% do consumo de sal da Colômbia. Na praça principal da pequena cidade você encontra diversos cafés, caixas eletrônicos e como toda plaza não podria faltar uma linda igreja. Visite o site da cidade e consulte mais informações: www.zipaquira.gov.co. Saindo um pouco da cidade e subindo morro acima, existem duas catedrais de sal. A primeira foi aberta para visitação em 1954 e fechada em 1992 por razões de segurança. Após a construção que durou 5 anos, foi inaugurada a segunda catedral de sal, em 1995. Na sua construção foram retiradas 250.000 toneladas de sal da montanha. Os grupos saem guiados por dentro da Catedral de Sal e percorrem as 13 estações de Cristo. O mix de Sal com Fé tem uma razão logica, em todas as minas são construidos altares como forma de culto e proteção para os que alí trabalham. Essa mina (Catedral de Sal) possue 75m de comprimento e chega a acomodar até 8.400 pessoas aos domingos. Para chegar até Zipaquirá é entrar em um bus a partir do Portal del Norte (estação Transmilênio na Rua 170), duração de 45 minutos o percurso desde o centro. A partir daqui, ônibus para Zipaquirá que custa COP$ 2.600 e saem a cada 15min. De Zipaquirá é possível seguir de bus para Vila de Leyva. Outra boa alternativa, porem um pouco mais cara, é ir de trem até a cidade. O Turistren custa COP$ 30.000 e funciona aos sábados e domingos de Bogotá para Zipaquirá. O trem parte da Estação de Sabana de Bogotá às 8h30, para na estação de Usaquén às 9:20 am e chega Zipaquirá às 11:30am. Nós fomos de taxi, pagamos ida e volta COP$ 150.000 (dividido para 4 pessoas). A entrada na Catedral custa COP$ 20.000, sem direito ao museo, localizado logo na entrada do complexo.

    46 comentários:

    1. Muitas lembranças bonitas,
      Estou feliz que você teve uma boa viagem.
      Adorei compartir com vocês momentos inolvidáveis em Bogotá
      Um abraço para você e seus amigos.

      ResponderExcluir
    2. Perfeito seu relato! De longe, o melhor e mais completo que já li a respeito de Bogotá!
      Parabéns!

      ResponderExcluir
    3. Caramba velho, ficou muito bom o seu review! Mas como te conheço não esperava nada menos que isso, hehehe.

      Agora todo mundo que me perguntar como foi a nossa viagem eu vou mandar um link com o seu site. Prepare-se para ter muita audiência!!!

      []s

      ResponderExcluir
    4. Me alegra que te guste Bogotá, pero no solo la capital Colombiana es hermosa, en general Colombia es hermosa...ademas fue muy grato cuando escribiste que querías hacer cambiar la imagen de nuestro país, en verdad, hay muchas personas de bien, dedicadas a trabajar honestamente y por supuesto el narcotrafico en lugar de ser exaltado en nuestro país es reprochado por el costo humano que nos ha traído.

      Colombia en general...es preciosa.

      ResponderExcluir
    5. Cara, d mais seus posts, vou a Pucon agora em abril, obrigado pelas dicas, principalmente pelas hospedagens. Acho que não vou conseguir subir o Villarica também, mas vou tentar. Abraços. Manoel (newbeagle@hotmail.com)

      ResponderExcluir
    6. Blz, pura!

      Pelo que vejo Colombia é um destino realmente completo. Muitos museus, igrejas, baladas e tudo.

      ResponderExcluir
    7. Seus posts são muito completos, vou sempre buscar informações aqui. Parabéns

      Vontade de visitar a Colômbia!!

      ResponderExcluir
    8. nunca tinha visto esse blog. vi agora pelo link do ocioso
      vc acabou de mudar mto minha visão sobre a colombia! e cara... achei as coisas incrivelmente baratas! cerveja tour por +ou - 60 reais?! eu ia fácil! táxi aeroporto por +/- 12 conto?!
      qualquer dia eu vo juntar uns 3mil e vou passar umas 2 semanas por lá

      ResponderExcluir
    9. Boaaa!!! Colômbia é assim mesmo, quando a gente menos espera nos surpreende muito! Além dos preços legais ainda tem muita mulher bonita :)

      ResponderExcluir
    10. Parabéns pelo seu post!! Já está salvo em minha barra de favoritos!!Irei no final do ano para a Colômbia, mais precisamente para Cartagena e seu guia me fez ter vontade de prolongar minha viagem e ficar pelo menos por mais 5 dias e conhecer Bogotá também!!

      ResponderExcluir
    11. Ah, muito bom saber que mudei seus planos pra melhor :). Eu também fui pra Cartagena, lindissima! Tenho no blog 3 posts sobre a cidade, olha lá. Em breve mais novidade da Colômbia. Abs!

      ResponderExcluir
    12. Eu adorei esta reportagem ou comentário.Bogotá e linda seu povo educado e hospitaleiro.
      O turismo é otimo e tudo organizado.
      EU AMO BOGOTÁ.

      ResponderExcluir
    13. Adorei seu post!!
      Fui pega de surpresa e terei que ir para bogotá ano que vem a trabalho...estou até me animando!!!

      ResponderExcluir
    14. Maravilhoso, Parabéns! Adorei seu trabalho. Ele é completo e muito importante para quem deseja conhecer Bogotá.
      Abraço

      ResponderExcluir
    15. Adorei tudo! Estou querendo ir pra Colômbia em Outubro. Com seu relato agora está super fácil!
      Obrigada!

      ResponderExcluir
    16. Putz, não poderia ser mais completo. Estou adiando minha visita a Bogotá por muito tempo. Você esclareceu tudo! Faltou só comentar sobre as touradas, não sei se ainda existe. Ouvi falar... de todo modo, parabéns.
      Abs. Humberto Siqueira

      ResponderExcluir
    17. Oi Humberto!

      Obrigado por sua participação. Quanto as touradas elas acontecem em fevereiro e março. Os ingressos devem ser comprados com antecedência, pois são poucos e muito procurados.

      QQ dúvida pode falar.

      Abs,

      ResponderExcluir
    18. Depois de visitar Bogotá, gostaria de dar uma "esticada" em Medellin e Cali. Por acaso você visitou esses lugares? É possível ir de ônibus?
      Faz tempo vi uma reportagem sobre um parque temático que tem umas esculturas de dinossauros. Sabe dizer se fica em Bogotá?
      Abs.
      Humberto Siqueira

      ResponderExcluir
    19. O que quer dizer COP$? É necessário levar dolar para trocar pela moeda local ou podemos levar real? Precisa de passaporte?
      Abs

      ResponderExcluir
    20. Humberto,

      Visitei sim. Fiz Bogotá, Cali, Medellin, Cartagena e Isla San Andres. Não fiz de ônibus pq era quase o mesmo preço de avião. Sobre o parque eu não tenho informações.

      Se quiser posso te enviar minha planilha de viagem por email.

      Manda um email pra mim solicitando (juniorgomesce@gmail.com)

      Abs,

      Júnior Gomes

      ResponderExcluir
    21. COP$ = Pesos Colombianos
      Leve em Dolar ou opte pelo Visa Travel Money (VTM) com recarga em dolar. Em muitas casas de câmbio no Brasil esse tipo de cartão é ofertado. Com o VTM vc pode comprar utilizando a função debito ou sacar dinheiro pagando uma taxa de U$ 2,50 por saque. Não vi nenhuma casa de câmbio comprando Real. Quanto ao Passaporte não é obrigatório, mas não é possível ir para San Andres com a identidade, somente é aceito o passaporte. Sinceramente, tire logo o passaporte e saia ganhando carimbada por ai. É mais prático e facilita na hora de tirar vistos para países com essa exigência.

      ResponderExcluir
    22. Quanto posso levar em dolar no total para passar pela receita, alfândega, etc?
      Se o dinheiro acabar, o que fazer?
      Pose-se sacar normalmente nos caixas eletrônicos de lá?
      Abs.

      ResponderExcluir
    23. Vi que você visitou outros países. Gostaria de conhecer o Equador. É possível ir da Colômbia para lá de ônibus? Você tem algumas fotos de Quito ou de outra cidade? Tem algum outro blog?
      Grato.
      Abs.

      ResponderExcluir
    24. Reinaldo Ribas- POA/RS Parabéns, muito boa descrição e detalhes importantes! Muito obrigado, tenho certeza que me ajudarão em muito.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Reinaldo, obrigado pelo apoio!
        Volte sempre e visite nosso blog novo www.diariodemochileiro.com.br

        Excluir
    25. Oi Junior, achei muito bom seu blog...parabéns!!!
      Pls preciso de um help... vc sabe dizer se é fácil trocar Real por Peso Colombiano em Bogotá?...tks!! Veridiana

      ResponderExcluir
    26. Excelente página a respeito de Bogotá. O Museu do Ouro é daqueles que vale a pena pear o avião daqui somente para ir visitá-lo. É um arraso, não se pode deixar de ver a sala das oferendas. Impressionante. Outra dica é comer no Crepes and Waffles, uma rede. Os pratos são bem elaborados, fartos e baratos e o sorvete de iogurte, um dos melhores que já provei. O Café Valdés, outra rede, tem o melhor café do mundo, sem nenhuma sombra de dúvida. Cuidado apenas com essa coisa de tirar dinheiro de banco. É muito fácil e rápido, mas pode ter uns gatunos à espreita. Tivemos o cartão de crédito e da conta clonados.

      ResponderExcluir
    27. Nenhum mochileiro até hoje falou a respeito de celular. É possível falar tranquilamente de qualquer país, Colombia, Peru, etc, para os amigos e familiares que ficaram no Brasil? Se o crédito acabar, o que fazer?

      ResponderExcluir
    28. Olá, visitei seu blog em novembro passado. Voltando hoje, vi que está mais interessante ainda! Estarei viajando no próximo mês, via Manaus, Tabatinga, Leticia-Bogotá. Pretendo conhecer Cali e Medellin. Não tenho nenhum abrigo pra frio, moro em Manaus; precisa levar algum nessa época do ano? Vale a pena deixar para comprar por lá? E os eletroeletrônicos: câmeras fotográficas, filmadoras, etc, também são mais baratas? É facil se comunicar por celular para o Brasil?
      Abs.
      Humberto Siqueira

      ResponderExcluir
    29. Olá, retornando ao seu blog para perguntar; em julho faz muito frio em Bogotá? Moro em Manaus e não uso roupas para frio. Vale a pena deixar para comprar lá? E quanto aos eletroeletrônicos (celular, filmadora, etc) e perfumaria, também? é facil ligar do celular para o Brasil?
      Grato.
      Humberto Siqueira
      Obs: Quero postar com o meu nome, mas não sei o que é URL.

      ResponderExcluir
    30. Parabéns pelo blog,está incrível e completo, chega voltou a vontade incontrolável de viajar para Bogotá. Certo dia estava eu, vendo um programa na Multishow, chamado 'Volta ao mundo' que relatava os pontos turisticos de Bogotá, fiquei BEM decepcionado com o que as apresentadoras passaram, e ví que é totalmente contrária a impressão, já marcando a passagem!

      ResponderExcluir
    31. muito interessante, vou viajar em poucos dias para Bogotá e o seu roteiro auxilou e auxiliará bastante nos dias que estarei lá muito obrigado por compartilhar a sua experiencia pois assim ajuda bastante os "marinheiros de primeira viagem".

      ResponderExcluir
    32. Muito interessante o seu roteiro de viagem me auxiliará bastante nos dias que estarei lá , muito obrigado por compartilhar a sua experiencia pois a sua ajuda muito contribui para os "marinheiros de primeira viagem".

      ResponderExcluir
    33. Adorei teu blog, com todas as informaçoes necessarias e fotos...estou indo pr Colombia final de agosto, vou passar somente 4 dias, estava pensando em trocar ja aqui no Brasil e levar uns 150 COP$ em "maos" e o resto levar meu cartao de credito internacional, sera q passo na imigraçao assim, nao vou fazer reserva em Hostal pq vou ficar na casa de um amigo, tem algum problema nisso? se podes me dar uma ajuda eu agradeço!!

      ResponderExcluir
    34. Que post sensacional.
      Este roteiro que você fez por dias de passeio é show!!! Estou indo para Bogotá agora e estas informações me ajudarão MUITO.
      Parabéns!
      Muito Obrigado

      ResponderExcluir
    35. adorei o teu blog, parabens por compartilhar tudo isso. estou me programando para fazer Bogota e Cartagena, fico preocupada pq vou sozinha e sou da melhor idade,gostaria de saber se é tranquilo para pegar taxi e andar mais tarde nas ruas, se não for pedir muito vc pode me dizer nas duas cidades quais bairros são mais seguros para hospedagem pode ate ser região de hoteis mais caros, afinal trabalhei mais de 40 anos fora tenho direito de gastar um pouquinho.
      muito obrigado

      ResponderExcluir
    36. Sensacional! Estarei indo a Colombia em Maio ou em Junho! Melhor levar dólares ou reais? Qualquer duvida eu te envio uma mensagem para o seu email pessoal...

      ResponderExcluir
    37. Parabéns pelo seu post super completo, e esse elogio é de um brasileiro que esteve morando 5 anos em Bogotá. Conseguiu nao ser superficial e capturar muito em 30 dias.
      Recomendo a futuros viajantes

      ResponderExcluir
    38. Muito bom seu relato. Acirrou mais ainda minha vontade de conhecer Bogotá.

      ResponderExcluir
    39. Post completo. Parabéns!

      ResponderExcluir
    40. Obrigado pelas dicas, irei em fevereiro.

      ResponderExcluir
    41. Bogotá me encanta, eu queria muitíssimo visitar os locais de gravação da novela Ecomoda, conhecer, enfim.
      A mí me encanta Bogotá, yo deseo muchísimo conocer los sitios de grabación de Ecomoda (telenovela bogotana).

      ResponderExcluir
    42. Passei por aqui por acaso!
      Estou indo morar em Bogota, mas como so estive la uma vez por 3 dias achei maravilhosa as dicas!
      Muito obrigada por um post tao completo!

      ResponderExcluir
    43. Amei seus comentários a respeito de Bogotá, principalmente pq. estou indo para






      Amei seus comentários a respeito de Bogotá, principalmente pq. estarei indo para lá no mês de agosto e vai ajudar muito tudo que li acima. Parabéns, continue publicando viagens pois vc é bem prático o que facilita bastante, dando para se ter uma noção geral da cidade. Muito bom.



      ResponderExcluir

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...