Curta Nossa Página do Facebook!

  • domingo, 19 de dezembro de 2010

    Bolívia: Expedição Salar de Uyuni


    O Salar de Uyuni é a maior planície de sal do mundo, com 12.000 Km², localizado a 3.600m de altitude. Alguns estudiosos defendem que nesse lugar existia um lago de sal pré-histórico, Lago Minchin, que cobria boa parte do sudoeste da Bolívia. Após anos, esse lago secou criando essa enorme salina. Outros estudiosos defendem que o Salar de Uyuni tem conexões com os oceanos, mas a grande maioria dos estudos teoriza que quando os Andres foram formados, há milhões de anos, o choque das placas tectônicas dividiu os oceanos. Parte desses mares ficaram a leste da cordilheira e com o passar dos anos evaporaram, deixando no altiplano o sal de suas águas. O salar é composto por aproximadamente 11 camadas com espessuras que variam entre 2 e 10 metros, sendo a mais externa de 10 metros. A profundidade total é estimada em 120 metros e é composta de uma mistura de salmoura e barro lacustre. O salar é também uma das maiores reservas de lítio do mundo, além de conter importantes quantidades de potássio, boro e magnésio. Prepare sua maquina fotográfica para guardar de lembrança tudo o que essa região tem para oferecer, são elas: Vulcões, Lagoas, Ilhas, Flamingos, Geiseres, Piscinas Termais e muito mais. Em resumo, a beleza selvagem do grande deserto de sal faz dele um dos mais inspiradores espetáculos da América do Sul. Irei relatar um pouco das minhas aventuras nesse fantástico lugar, acompanhe....

    Iniciei essa excelente aventura em San Pedro do Atacama no dia 11/01/10 e finalizei em Uyuni no dia 13/01/10. Foram os 3 dias mais emocionantes da minha vida (rs!). O período é de chuvas (dezembro a janeiro), no entanto tivemos sorte e não pegamos nenhuma gotinha de água no Salar. 


    Minha viagem começou 14 dias antes, vindo  por Punta del Este (Uruguai), passando por Santiago (Chile) e subindo pelo litoral (norte) chileno até chegar em San Pedro do Atacama. Em San Pedro contratei a Expedição no Salar de Uyuni por 4 dias, onde seriam 3 dias na Expedição e 1 dia de retorno de Uyuni para San Pedro do Atacama. Meu investimento foi de CHP$ 70.000 (U$ 148,00) pelos 4 dias, incluídos: transporte, alimentação e hospedagem. Caso você queira somente 3 dias, o pacote custa U$ 100,00. Fechei tudo com a operadora COLQUE TOURS, ela é a mais bem recomendada para esse passeio. Nos valores acima não estão inclusos as entradas da Reserva Nacional - Bs. 30,00 (U$ 4,00) e da Isla del Pescado - Bs. 15,00 (U$ 2,00). Os preços dos pacotes podem ter variações dependendo do período do ano. Como fui em janeiro, a procura estava muito alta e ai não tem jeito, os preços sobem. Em períodos de baixa estação os preços giram em torno de: 4 dias  (U$ 85,00) e 3 dias (U$ 65,00), com saídas de San Pedro do Atacama (Chile) ou de Uyuni (Bolívia).


    Os roteiros podem ser montados conforme o seu bolso. Vou deixar 4 opções de roteiros para essa Expedição no Salar de Uyuni. Existem outras, no entanto essas são as mais efetuadas.



    Uyuni não possui terminal rodoviário, para tal atividade é utilizada a Av. Arce com a Calle Cabrera, atrás da igreja. Já a estação de trem tem entrada em frente a Plaza Arce, do lado oposto a torre do relógio, na Av. Ferroviaria. Para chegar até Uyuni existem várias opções, são elas: Pela Bolívia vindo via Santa Cruz de La Sierra (bus ou avião), Sucre (bus), Potosí (bus) chegando em Uyuni. Outra via é por La Paz (bus), Oruro (bus ou trem) chegando em Uyuni. Pelo Chile via San Pedro do Atacama e pela Argentina via Villazon (bus), Tupiza (Bolívia) (bus ou trem) chegando em Uyuni. Nessa região não existem transportes regulares ou empresas de bus que façam as rotas com horários e tarifas fixas. O melhor mesmo é estudar e ver a melhor opção conforme o seu roteiro.
    Fonte: FCA - Empresa Ferroviária Andina S.A. 
    Para mais informações e compra de boletos consulte: http://www.fca.com.bo
    No final da nossa Expedição, fizemos o trecho de Uyuni até La Paz em 11h. Saímos as 20h  no "melhor" bus, segundo o nosso motorista da expedição. Sinceramente, essa viagem vai ficar marcada por toda a minha vida (rs!), meus amigos que não me deixam mentir. Além do ônibus não ajudar (sem nenhum conforto), a estrada entre Uyuni e Oruro é terrivel, cruzando desfiladeiros, muito estreita e cheia de buracos. O ônibus sacolejava de um lado para o outro durante 8h até chegar em Oruro, sempre em marcha muito lenta. Fora as pessoas que passavam mau (vomitando), outros bêbados e alguns até cantando (Corazóóónnn... rs!).
    As paradas eram constantes para embarque e desembarque. O  amontoando pelos corredores era inevitável e muitos deles deitavam no corredor para dormir, acreditem! Isso é uma prática bem comum na Bolívia... Por volta de umas 2h da manhã o bus para e desço para um pipi rápido e verificar a possibilidade de um lanche. Lanche?! Iludido...(rs!) Pedi uma Pepsi pro cara, ele rasgou o saco das embalagens pets e me entregou uma. Não acreditei...(rs!) Tava pagando pra beber um refrigerante quente. Pessoal, na Bolívia todos os preconceitos são quebrados, TODOS! Conseguir beber qualquer coisa gelado por lá é quase que impossível. Imaginem a venda de derivados de leite (iogurte, leite batido...) todos sem refrigeração, nas calçadas...isso É NORMAL! Chegamos vivos em La Paz após 11h, isso que importa. O melhor dessas situações são os momentos vividos e as histórias para contar depois (rs!).
    Uyuni parece muito com aquelas cidades dos filmes de faroeste (rs!), muito rústica e pequena. Tudo pode ser feito a pé, no entanto os passeios nas proximidades da cidade devem ser feitos com um guia.


    Em Uyuni existem várias opções simples e básicas, com pouco conforto e sem café da manhã, sempre localizados nas proximidades da Plaza Arce. Como reservar?! É meio complicado, no entanto existem algumas opções no HOSTEL WORLD , confira!

    Hostelling International Salar de Uyuni –  Single: U$ 9,90 – Compartilhado: U$ 6,90
    Piedra Blanca Backpackers Hostel –  Single: U$ 16, – Compartilhado: U$ 6,50
    Hotel Girasoles – Single: U$ 16,00
    Hotel de Sal - Single: U$ 55,00
    Luna Salada Hotel - Single: U$ 85,00
    Hospedaje El Salvador - Av. Arce 346 - Duplo: U$ 7,00
    Hostal Europa - Av Ferroviaria esq com Av. Sucre - Single: U$ 4,00
    Hotel Avenida - Av. Ferroviaria 11 em frente a estação de trem - Single: U$ 7,00 - Duplo: U$ 13,00
    Hotel Kutimuy - Av. Potosi esq Calle Avaroa - Single: U$ 7,00 - Duplo: U$ 17,00

    Nessa região o prato mais tradicional é a carne de llama. Entenda assim, llama na Bolívia é igual Boi no Brasil. É a carne mais apreciada por essas bandas e de várias maneiras, em forma de bife, guisada, assada e tipo charque (igual a nossa carne se sol). Geralmente é servida com Quinua, um cereal muito nutritivo semelhante ao nosso arroz. Na duvida, prove! As comidas são diferentes e gostosas. Você pode experimentar essas delicias ao longo das refeições da expedição do Salar e também em Uyuni. Mas se você é daqueles tradicionais, em Uyuni também são servidos pratos da cozinha internacional, só não vá esperando isso na expedição, se quiser vai ter que levar sua própria comida. Abaixo seguem algumas dicas de restaurantes, e caso prefira fazer sua própria comida, passe no Mercado Municipal, lá você encontra de tudo.
    Pub e Pizzaria Arco Iris - Plaza Arce - Pizzas, massas, carnes.
    Kactus - Plaza Arce - Menu do dia, almoço, jantar, lanches em geral, sobremesas e sorvetes.
    16 de JulioPlaza Arce - Menu do dia, almoço, jantar, lanches em geral, sobremesas e sorvetes.
    Don Oscar - Av. Potosí - Menu do dia e a lá carte.

    Como falei anteriormente, a cidade é muito pequena, rústica e não tem muito o que fazer. Se quiser tomar uma cerveja PACEÑA ou uma HUARI (não muito gelada rs!) passe pela Plaza Arce, esse lugar a noite é point dos viajantes.




    Essa pequena cidade é o ponto de partida ou chegada da fantástica Expedição no Salar de Uyuni. Vou relatar a viagem que fizemos, com início em San Pedro do Atacama e término em Uyuni. Vamos lá...


    1º DIA - Saímos as 7h da manhã de San Pedro do Atacama em um micro ônibus sentido fronteira do Chile com a Bolívia. Essa foi nosso primeira parada. Já cruzei 4 vezes a fronteira do Chile e essa foi a mais tranqüila, só uma fila de 30min e as mochilas não foram revistadas. 
    Da esquerda para a direita: Eduardo (Porto Alegre), Rafael Cardoso (RJ), Augusto (Porto Alegre),  Lili (RJ) , Vanessa (SP), Cintia (Recife), Rafael Ratto (Campinas) e Eu (Fortaleza)
    Tiramos algumas fotos, conhecemos outros brasileiros que também iam para a Expedição e partimos. San Pedro do Atacama está localizada a 2.400mts de altitude, suportável! No caminho para a Bolívia já começamos a sentir a altitude no caminho. A paisagem desse trecho é muito bonita, sempre acompanhada pelo imponente Vulcão Lincacabur, com seus 5.916 mts de altura. Após 30min de viagem chegamos na Bolívia. Saímos todos do microbus, passamos no local que carimba o passaporte e seguimos viagem em um 4x4. Mais a frente paramos no
    escritório central da Reserva Nacional Eduardo Avaroa, pagamos a taxa de Bs. 30,00 e aproveitamos para tirar mais algumas fotos, dessa vez na Laguna Blanca. A altitude já começava a incomodar, estavamos a mais de 4.000mts. Seguimos para um pequeno restaurante onde tomamos o café da manhã, eu não consegui comer nada por conta das dores cabeça que já começava a sentir. Após alguns quilômetros estávamos na Laguna Verde, o lugar é surreal, as fotos não deixam mentir.
    Não sei se perceberam, mas em uma manhã subimos para 4.400mts, o corpo começa a sentir os reflexo desse "esforço". Após a Laguna Verde eu não consegui mais sair do carro, com muitas náuseas, dores de cabeça e todos os sintomas de quem visita o altiplano. Rodamos por mais 1h e chegamos nas Termas Polques, nesse lugar eu não consegui descer do carro. As águas chegam a 30ºC e quem tomou banho disse que é bem legal. Embora no meio do deserto, o clima é agradável e em alguns momentos faz frio. Prosseguimos viagem e chegamos nos Geyseres Solar de Mañana, eu com muita dificuldade de descer do 4x4, mas procurando manter a calma, alias a aventura estava só começando. Nesse momento estamos a 4.850mts. Uma observação: para quem vem do Atacama e visitou os Geyseres El Tatio, fala que os geysers chilenos são infinitamente melhores do que esses. Nós não visitamos o El Tatio e nos arrependemos. Andando mais um pouco em nosso 4x4 e chegamos ao Valle de Rocas, uma zona com vegetação rasteira e muita pedra avermelhada.

    Nossa aventura estava chegando ao fim nesse dia. Por volta de umas 16h chegamos no alojamento que passaríamos a noite. O alojamento é localizado em um colina acima da Laguna Colorada, com uma vista muito bonita da laguna. Chegando no local procurei descansar e me recuperar dos males da altitude (rs!)... gente a altitude causa sensações no nosso corpo que não consigo descrever, só quem já foi é que sabe como realmente é. Eu me preparei durante 4 meses para essa viagem, fui a médicos, procurei seguir todos os passos corretamente para não passar pelo que estava passando naquele momento. Por volta de umas 22h comecei a passar muito mau, meus amigos todos preocupados saíram em busca de socorro. Nosso motorista o "Charles Bronson" (vide ultimas fotos do post) - vocês vão entender o pq! - conseguiu fazer uma "pajelança" a base de COCA e explicou para o Augusto como eu iria tomar. Pessoal, eu já estava quase vendo JESUS! Relutei muito em tomar aquele negocio, mas o Augsuto foi curto e grosso "ou bebe ou morre" (rs!) Tomei e pedi aos meus amigos para me levarem ao banheiro - se é que podemos chamar assim. Eu não conseguia andar sozinho, fui carregado na ida e na volta. A "pajelança" começou a fazer efeito, comecei a suar muito (por conta da febre) e dormi novamente. Por volta de umas 3h da manhã a Cintia também começa a passar mau, a Vanessa se desespera, pega o celular e manda um SMS pra casa pedindo orações (como assim?!), estavamos no meio do nada, nem energia elétrica tinha (rs!), a energia do local era a base de luz solar. Ainda bem que a tentativa de contato com o MUNDO não deu certo, já imaginaram os pais dela recebendo uma mensagem dessas em plena madrugado (rs!). Não consegui dormir mais, as dores de cabeça ainda eram muito fortes e fiquei tentando me ajeitar como podia naquela cama.
    2º DIA - O dia clareou na Laguna Colorada e continuamos nossa caminhada pelo deserto em nosso 4x4 (ou ambulância! rs!). A tendência era começarmos a melhorar, pois ao longo do dia iriamos descer quase 1.500mts. O roteiro do dia foi bastante divertido, embora todos doentes (rs!). Logo cedo visitamos a Arbot de Piedra, depois tomamos café (eu não!) e seguimos nesse imenso deserto. Existem momentos nessa viagem onde os lugares são muito parecidos, fica aquela sensação de que estamos caminhando em círculos. No almoço, agora com uma altitude bem mais amena, consegui comer alguma coisa, porem com restrições. Se você um dia for visitar esse lugar procure beber muita água, no mínimo uns 5lts por dia, isso ajuda a aliviar a sensação da altitude. Após o almoço uma surpresa que contagiou a todos. 
    Nosso motora "Charles Bronson" colocou um cd do Michael Jackson, para nosso surpresa ele cantava e dançava ao volante escutando aqueles hits dos anos 80. Foi muito divertido! Rodamos por muitos caminhos difíceis nessa tarde, passamos por dentro de lagoas, vales e desertos. Destacando nessa caminhada a Laguna Hedionda (embora seca), com uma vista sensacional do vale onde ela esta localizada.





    Passamos também na Laguna Ramanditas, antes de chegarmos no Pueblo de San Agostin. Lugar calmo, porque não dizer, quase que deserto! Esse foi nosso primeiro contato com o povo bolivianos propriamente dito. EVO é um deus para esse povo. Sua admiração é tamanha ao ponto de observamos sua foto em quase todas as casas do povoado. Ficamos parados alí por quase uma hora, aguardando os outros dois carros chegarem. 

    Uma coisa interessante nesse passeio é que os carros andam em comboio, ajudando uns aos outros. O nosso carro era o líder do comboio e em alguns momentos tivemos que parar para ajudarmos os demais, no entanto situações de rotina, nada que pudesse atrapalhar a nossa viagem. Saímos do pueblo e seguimos rumo a Juliaca, outro pueblo, porem um pouco mais desenvolvido. Esse lugar é parada para os trens que vêm de Oruro rumo a Tupiza. Aqui presenciamos um cena muito engraçada. Nossa amiga Lili foi literalmente atacada por uma Llama "tarada" (rs!). Ela entrou em desespero e ninguém conseguia fazer nada para ajuda-la, todos nós só conseguimos rir de toda a situação. Llama controlada, animos e a saúde sob controle, seguimos viagem o local onde iríamos dormir.
    Chegando em nossa hospedagem, verificamos uma diferença muito do alojamento da noite anterior. Tínhamos banho quente, cama com boas cobertas e jantar de primeira. Nessa noite a Cintia passou muito mau ainda, acredito que reflexo do dia anterior. Eu já estava bem melhor, pela foto acima é possível observar.(rs!).
    3º DIA - Acordamos por volta de umas 7h, tomamos café e colocamos as mochilas em cima do nosso possante! Logo na saída da nossa hospedagem avistamos o imenso Salar de Uyuni. Gente, o negocio assusta de prima!!! É um mar de sal...nossa vista não consegue visualizar o outro lado do salar, é incrível. Nesse momento eu parei de reclamar do primeiro dia de viagem e comecei a dizer que passaria tudo novamente, visto a beleza daquela imensidão branca que tomava de conta dos meus olhos. Nem preciso lembra que o uso de óculos de sol e de protetor solar fazer parte do "kit" de sobrevivencia...(rs!). Bem, vou deixar as fotos falarem por mim, ok! Vejam...



    O mais interessante desse trecho é saber que somente o conhecimento do nosso guia é capas de nos levar ao nosso próximo objetivo, a Isla Del Pescado. Não existem trilhas dentro dessa imensidão de sal, o negocio é puro instinto. Após 100km de sal chegamos na Isla del Pescado, o local dos Cactos Gigantes e as tão sonhadas fotos de perspectivas. Curtam....


    Ficamos por quase 2h naquele lugar maravilhoso e seguimos para o ultimo trecho de nossa aventura pelo Salar de Uyuni. Após 30min chegamos no Hotel de Sal! Uma construção toda feita com blocos de sal, onde é possível se hospedar (preços acima nas hospedagens) ou simplesmente visitar o seu interior. No local existe um loja de souvenir e uma pequena lanchonete. O mais interessante é que tudo é feito mesmo de sal, tudo mesmo! Olhem as fotos para comprovar...

    Visitamos a região das extraçoes de sal e chegamos em nossa próxima e última parada, o pueblo de Colchaní. Os artesanatos bolivianos nesse lugar são muito baratos, aproveitem os preços e levem presentes para toda a família. Nem preciso lembrar que existe muita coisa feita de sal, né! (rs!). Olhem com calma, pois os preços podem variar de uma banquinha para outra. Ah, lembrei de uma coisa legal, não pechinche aqui, ok! Lembre que essas pessoas são muito pobres, busque pagar um preço junto ou até um pouco mais, você com certeza estará ajudando no sustento das famílias daquele lugar. Por fim, chegamos em Uyuni no horário do almoço e fomos para a Colque Tours negociar o nosso 4º dia de viagem, pois decidimos não voltar para San Pedro do Atacama. Ficamos com receio de ficarmos novamente doentes com a altitude. A Colque Tours nos ofereceu almoço em um dos melhores restaurantes da cidade, localizado na Plaza Arce e um boa hospedagem até o embarque a noite para La Paz. 
    Resumindo, embora todos os "males" da altitude, faria essa passeio novamente, pois a exuberância da natureza é algo que encanta os olhos.



    Duvidas, Sugestões, Solicitações .... 
    Deixe seu comentário aqui em baixo!

    5 comentários:

    1. Esse é sem dúvida o melhor post sobre o Salar de Uyuni que já vi na internet!!!
      MTO BOM MESMO!!!

      ResponderExcluir
    2. Parabéns Junior,

      Demais a viagem e o post. Quem quiser fazer esse roteiro não precisa procurar em outro lugar.

      Abraços

      ResponderExcluir
    3. Caraca brother,

      parabéns pelo post, sensacional como sempre, rico em detalhes e informações úteis para outros viajantes.

      Vi que vc fez o Salar em janeiro né. Acha que é rola de fazer nos dias entre o natal e o ano novo. E na verdade, será que as agências fazem nessa data?


      valew!

      abraço,
      Jonathan Padua

      ResponderExcluir
    4. Fala irmão! Obrigado ai pelo apoio de sempre! Cara, quanto ao período eles fazem sim, procura a Colque Tours, eles são feras >>> http://www.colquetours.com/main.php?lang=id2

      QQ dúvida me fala, abs!

      ResponderExcluir
    5. Mauricio Oliveira e Guilherme Tetamanti !

      Muito obrigado pessoal, escrevo com muito carinho, pensando sempre nos leitores, pq viajar é tudo de bom!

      Abs,

      ResponderExcluir

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...